segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pocicast 05!


Fim de ano chegando, pouca coisa sendo lançada e o Pocicast de novembro acabou ficando com apenas nove músicas. Por outro lado, foram tiradas de lançamentos imperdíveis e certamente proporcionarão ao ouvinte uma boa viagem. Esse é também o último podcast de novidades desse ano - o(s) próximo(s) serão retrospectivos - e também o mais maluco. Atenção na sequência inicial, Animal Collective, Four Tet e Untold, além de serem destaques do mês, estão entre os melhores do ano. Ouçam!



Músicas:

01. Animal Collective - What Would I Want? Sky (de Fall Be Kind EP)
02. Four Tet - Love Cry (de Love Cry 12")
03. Untold - No One Likes a Smart-arse (de Gonna Work Out Fine EP)
04. BEAK> - Pill (de BEAK>)
05. Blakroc - Why Can't I Forget Him (de Blakroc)
06. 2562 - Unbalance (de Unbalance)
07. Sisters of Transistors - Pendulum (de At the Ferranti Institute)
08. Ben Frost - Híbakúsja (de By the Throat)
09. Telepathe - In Your Line (DJ /Rupture & Matt Shadetek Remix) (de Solar Life Raft)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Considerações sobre filmes recentes (4)


"Madeo" (Joon-ho Bong, 2009)

Do-joon tem 28 anos, é mentalmente limitado e mora com a mãe superprotetora, que consegue sobreviver e cuidar do filho prestando serviços de medicina alternativa a vizinhos e conhecidos. É um tipo de curandeira solitária que vive em razão do filho; uma personagem marginal que tem consciência do lugar que os cabe no mundo, por isso se esforça em evitar que Do-joon entre em choque com o ambiente em que vivem. Uma garota é assassinada, Do-joon é preso como principal suspeito, e então, sentindo-se desamparada pela justiça e pela sociedade, a mãe promove uma investigação independente para provar a suposta inocência do filho. Apesar do próprio Do-joon não estar tão incomodado com a prisão, ela sente a obrigação de fazer tudo para libertá-lo. O diretor Joon-ho Bong extremiza para falar de algo natural, essa ilimitada disposição materna de proteger a cria e mostrar suas qualidades ao mundo, e o momento de maior clareza nessa intenção é quando a mãe - um personagem sem nome, todas em uma -, depois de finalmente ter seu filho libertado, fica cara a cara com o novo culpado: um jovem rapaz que fugiu do hospício e parece ser tão inofensivo quanto indefeso. Ela chora, e me faz pensar que se já é difícil estar deslocado no mundo, imagine sem uma mãe.

-



"Moon" (Duncan Jones, 2009)

O 2001 de Kubrick parece distante. Máquinas rebeldes já são uma idéia longínqua e os dilemas éticos da ciência hoje dizem respeito à engenharia genética e à neurociência. Em seu primeiro longa, Duncan Jones se afasta da ação e das catástrofes que marcaram boa parte das produções do gênero sci-fi nos últimos anos (até o problema da energia na Terra já está resolvido) e promove uma breve reflexão sobre algumas questões que devem ser consideradas quando se trata de progresso tecnológico. Não tem nada de odisséia, mas se muitos andam dizendo que a ficção científica do ano é Distrito 9, certamente merece ser visto.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dexter S04E09: Hungry Man


E no fim de um dos episódios mais profundamente incômodos dessa série que não deixa de surpreender, um gancho no "melhor" estilo 24 Horas. Aguardemos esperançosos de que a temporada não tome rumos indesejados.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"What Would I Want? Sky"


Vazou Fall Be Kind, novo EP do Animal Collective! Procurem!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Considerações sobre filmes recentes (3)


"Ricky" (François Ozon, 2009)

Ricky tem início com um conjunto de cenas clássicas. Somos apresentados à rotina da mãe solteira Katie e de sua filha Lisa, de sete anos; as duas encaram seus afazeres de maneiras distintas: enquanto a mãe é preguiçosa e sonhadora, a filha é preocupada e tenta ajudar no controle da situação; apesar disso, não há crise aparente, e sim um certo equilíbrio. Katie conhece Paco e os dois começam um relacionamento que se torna cada vez mais sério, até que ela engravida e tem mais um filho, o Ricky do título, que pouco depois revela-se uma criança "especial".

O mundo de Lisa entra em colapso, e tudo agora gira em torno de seu irmão. Notemos a distinção entre as duas camadas: o nascimento de Ricky toma proporções de milagre, mas a insatisfação de Lisa só cresce. A crise é causada pelo simples desejo de que tudo fique em seu devido lugar, Lisa não é infantil o bastante para ser vítima de ciúmes nem adulta o suficiente para aprender com os obstáculos, só quer de volta sua rotina. Ozon - ou o próprio Ricky, provando ser mais especial do que imaginamos - soluciona de maneira sublime esse conto, e os momentos de paz que seguem são nada menos que a razão de ser da obra.




"Paranormal Activity" (Oren Peli, 2007)

Um grande golpe comercial que também é uma afronta às grandes obras-primas do terror. Além de não ter envolvido nenhum esforço mental na sua construção, também não exige nada de quem o assiste. Não há nada para se fruir aqui, a não ser que você queira refletir sobre como funciona o mercado cinematográfico hoje.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pocicast 04!


Do twee ao folk, do noise ao funk, teve de tudo em outubro, mas nada me impressionou tanto quanto isso. Se você acha que a coisa mais psicodélica do ano foi o disco do Animal Collective, precisa ouvir Mountains of Ashes. Se gostar, pega o resto. Não esqueça que o Pocicast também pode ser baixado, clicando na seta à direita. Have fun!



Músicas:

01. Thao with the Get Down Stay Down - Easy (de Know Better Learn Faster)
02. The Clientele - I Wonder Who We Are (de Bonfires on the Heath)
03. Dead Man's Bones - In the Room Where You Sleep (de Dead Man's Bones)
04. Atlas Sound e Noah Lennox - Walkabout (de Logos)
05. Broadcast and the Focus Group - The Be Colony (de Broadcast and the Focus Group Investigate Witch Cults of the Radio Age)
06. Califone - 1928 (de All My Friends Are Funeral Singers)
07. Cesária Évora - Mam'bia é so mi (de Nha Sentimento)
08. The Mountain Goats - Psalms 40:2 (de The Life of the World to Come)
09. Chll Pll - Dick Moves (de Aggressively Humble)
10. The Flaming Lips - The Sparrow Looks Up at the Machine (de Embryonic)
11. Fuck Buttons - Rough Steez (de Tarot Sport)
12. Lightning Bolt - The Sublime Freak (de Earthly Delights)
13. No Age - Aim at the Airport (de Loosing Feeling EP)
14. Evangelista - Crack Teeth (de Prince of Truth)
15. Air - Night Hunter (de Love 2)
16. Matias Aguayo - Ritmo Tres (de Ay Ay Ay)
17. Neon Indian - Ephemeral Artery (de Psychic Chasms)
18. Hudson Mohawke - No One Could Ever (de Butter)
19. DâM-Funk - Hood Pass Intact (de Toeachizown)